Seguidores

Paginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Esmigalhado

Este prato é uma tradição no Natal pelo menos em minha casa, porque já falei com várias pessoas da minha região que nunca ouviram falar. Pelo que eu sei fazia-se em casa do meu pai que levou a receita consigo depois de se casar com a minha mãe e agora não há Natal sem esmigalhado. O meu marido e a família dele também não conheciam, assim como as minhas cunhadas e respectivas famílias. Isto para dizer que quem prova nunca mais é o mesmo. É delicioso e simples de fazer. Atrevam-se a experimentar e depois digam alguma coisa ;)
 

Ingredientes:
 
 4 postas grandes de bacalhau demolhado
2 kg de batatas
salsa
1 cebola grande
azeite
 
Preparação:
Cozer as batatas em água temperada com sal, depois de escorridas deixar sair o vapor. Cozer o bacalhau escorre-lo e deixar arrefecer um pouco, depois retirar pele e espinhas.
 
Esmagar as batatas com um garfo e lascar bem com as mãos o bacalhau. Envolver bastante salsa picada.
 
Num tacho refogar a cebola ás meias luas com meio copo de azeite depois envolver a mistura e com a colher de pau (envolver muito bem). Ir juntando azeite ( que deve ser de boa qualidade) e deixar ao lume brando sem esquecer de mexer varias vezes.
 
Não deve ficar seco por isso se vai juntando azeite e leva a algum tempo a ser feito, normalmente o tacho fica um pouco torrado no fundo.
 
Bom apetite! 






1 comentário:

  1. Eu não sou fan de bacalhau, mas o prato está com um optimo aspecto e não me importava nada de comer :P

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar o seu comentário.